Crise Ambiental





A aula do dia 03/09/2020 foi bem dinâmica e o tema da discussão foi a crise do meio ambiente, os efeitos do aquecimento global (efeito estufa é real?) e as consequências que podem acontecer com todos. A turma foi separada por três grupos: os ambientalistas, os indecisos e os antagônicos. Eu não pude ficar em grupo melhor, os ambientalistas. Para discussão da aula assisti dois filmes:

  • “Mudanças do clima, mudanças de vidas”, do Greenpeace Brasil, de 2006, 51 min. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=-xUt31hgYKQ > Acesso em 3 set. 2020. Duração: 51 min.
  •  “Uma verdade inconveniente”, de Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA (1993-2001), que dá origem a uma série de reações internacionais que discutem o aquecimento global e as mudanças climáticas. Disponível para locação (R$4,90) na Google Play.
E após escrevi esse texto expressando alguns sentimentos.


O planeta Terra precisa de ajuda a muito tempo e o tempo está acabando, as consequências dos atos humanos trazem prejuízos imensuráveis ao meio ambiente e à própria vida humana e a pergunta que eu faço é “Como se adaptar ao aumento de temperatura da Terra e suas consequências? Seremos capazes?”

Citarei algumas consequências do efeito estufa em nossas vidas e como elas podem afetar tudo e a todos drasticamente. Para começar você humano que está me lendo ou ouvindo, se você pensa que a natureza existe para te servir ilimitadamente você é um ignorante que não sabe o mínimo valor que ela tem para com todos nós. O domínio cego dos humanos vai acabar destruindo o planeta, ou melhor, já está destruindo.

O efeito estufa deveria ser algo positivo para a terra, mas os humanos reverteram isso para algo negativo, vejamos, o aumento do CO2, metano e o dióxido de carbono liberado na atmosfera aumentou tanto nos últimos anos desde a Revolução Industrial que ao invés da temperatura da Terra ficar estável ela só está aumentando trazendo consequências para todo o mundo.

As primeiras delas que citarei são os aumentos das temperaturas terrestres e marítimas, a liberação de gases na atmosfera faz com que elas aumentem causando catástrofes ambientais recorrentes e mais potentes além de afetar o El ninõ. No Brasil nem se pensava em ter um furacão e o que aconteceu em Santa Catarina foi o primeiro de muitos que ainda podem aparecer por aqui. 

Outra consequência dos atos humanos é o aumento do nível do mar, que tem ligação direta com o aumento na temperatura terrestre. O derretimento de gelo presente no Ártico é o que menos pode trazer alguma mudança drástica, mas o derretimento dos gelos presente na Antártica (cerca de 30 milhões de metros cúbicos) e na Groenlândia (3 milhões de km³) são os mais perigosos se começarem a derreter desenfreadamente, seu derretimento aumentaria o nível do mar em 70 metros acabando com todas as cidades litorâneas acometendo uma crise humanitária sem precedentes e milhões de mortes, sem falar no prejuízo da fauna e flora, os lugares mais úmidos sofreram sem chuva, causando prejuízo na produção de alimentos (isso já acontece em alguns lugares do Brasil), a alteração da salinidade do mar poderia fazer com que alguns animais marítimos entrassem em extinção assim com os animais presentes na Antártica como os pinguins por exemplo. 

A natureza, o meio ambiente, os animais estão em perigo, pela falta de noção da causa e efeito que toda ação tem, é triste ver que aparentemente meus irmãos viveram em um mundo em que a água do mar está ácida demais e o ar poluído demais para viver. Se não fizermos nada AGORA podemos perder a Terra.

Depois da discussão com a turma eu só tenho que dizer que, independente do efeito estufa existir ou não, é óbvio que as coisas estão mudando para pior, com certeza não é atoa que em alguns locais a temperatura está aumentando drasticamente. Tenho certeza que isso tudo acontece por causa dos efeitos que o homem tem a Terra e só posso pedir que cuidem do nosso planeta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volta as Aulas online

Desabafo

Thomas Piketty - O Capital no Século XXI